sexta-feira, 18 de maio de 2012

CATEDRAIS

Catedral é o templo principal onde um bispo católico, anglicano, metodista, ortodoxo, luterano ou protestante tem sua cátedra, ou sede. Normalmente é o maior e mais imponente templo da diocese. O termo catedral deriva do latim, ecclesia cathedralis, e é utilizado para designar a igreja que contém a cátedra oficial do bispo. O adjetivo cathedra foi ao longo dos tempos assumindo o caráter de substantivo, e é hoje o termo mais comumente utilizado para designar estas igrejas. O termo ecclesia cathedralis, foi aparentemente utilizado pela primeira vez nos atos do concílio de Tarragona em 516. Outra designação utilizada para ecclesia cathedralis, era ecclesia mater, ou igreja-mãe, indicando assim que esta seria a igreja “Mãe” da diocese. Outro nome ainda era ecclesia major, ou igreja-Mor, por ser considerada a casa principal de Deus na região. Denominada também de Domus Dei, de onde deriva a palavra italiana Duomo para designar igreja. Em português utiliza-se o termo sé catedral ou apenas sé, para designar uma catedral, derivada da palavra sede, como Santa Sé(Santa Sede).
 Barcelona. O nome Barcelona deriva do antigo Ibero Fenício Barkeno, e em latim como Barcino, Barcilonum e Barceno. Durante a idade média a cidade ficou conhecida como Barchinona, Barçalona, Baechelona e Barchenona, atualmente Barcelona. A história de Barcelona estende-se ao longo de mais de 4 mil anos, desde o final do período neolítico. A região onde situa-se a cidade atual foi habitada por povos iberos, cartagineses, romanos, judeus, visigodos, muçulmanos e cristãos. Apesar de terem sido encontrados vestígios dos povos iberos e cartagineses, o verdadeiro nascimento da cidade ocorreu através dos romanos por volta de 218 a.C. O povoado foi evoluindo até tornar-se um dos principais portos do mar mediterrâneo ocidental, alcançando na idade média o domínio sobre o restante dos condados catalães, convertendo-se na capital da Coroa de Aragão. Após a união de Castela e Aragão, deixou de ser a capital de um estado independente. Barcelona sempre teve posição de grande relevância no desenvolvimento político, social e econômico do estado espanhol. Mais recentemente acontecimentos como os Jogos Olímpicos em 1992 e o Fórum Universal das Culturas colocaram Barcelona como uma cidade mundialmente reconhecida e celebrada, importante ponto turístico e cultural, bem como centro financeiro e de congressos de reconhecido prestígio. Barcelona é a maior cidade e a capital da comunidade da Catalunha, no nordeste da Espanha, é também a capital da comarca de Barcelonés e da província de Barcelona. É a segunda maior cidade da Espanha, após a capital, Madri. Possui uma população de cerca de 1.62 milhão de habitantes e uma área de 101 km quadrados. A área urbana estende-se além dos limites da cidade a abriga uma população de mais de 4,2 milhões de habitantes em uma área de 803 km quadrados. É a sexta área mais populosa da União Européia, apos Paris, Londres, Vale do Ruhr, Madri e Milão. Barcelona está localizada na costa do mar mediterrâneo entre a foz do rio Llobregat e a foz do Rio Besós, limitada a oeste pela Serra de Collserola. 

 A catedral de la Santa Cruz e Santa Eulália, também chamada, ao invés de catedral, Seo ou Seu em língua catalã, é a catedral gótica de Barcelona, sede do arcebispo de Barcelona na Espanha. Foi construída durante os séculos XIII ao XV sobre a antiga catedral românica, edificada por sua vez sobre uma igreja da época visigoda e esta precedeu uma basílica paleocristã, cujos restos podem ser vistos no subsolo, no museu de História da cidade. A fachada de estilo neo-gótico, entretanto, é muito mas moderna, do século XIX. Foto abaixo. 


Está dedicada 1ª Vera Cruz ou Santa Cruz e a Santa Eulália, patrona da cidade de Barcelona, atualmente é mais celebrada como a Virgem da Mercedes que, estritamente, é patrona da Arquidiocese de Barcelona, uma jovem donzela que, de acordo com a tradição católica, sofreu o martírio durante a época romana. A dedicação a Santa Eulália data do ano de 877 quando o bispo Frodoí localizou os restos da santa e os levou solenemente para a catedral. 
 A Espanha como país predominantemente católico tem uma verdadeira coleção de templos. Possuem grande valor histórico, religioso e arquitetônico, sendo parte importante de patrimônio histórico espanhol. Construídos ao longo de séculos tornaram-se referência nas cidades. A Espanha tem um Plano Nacional de Catedrais, que pretende proteger e conservar 91 templos, entre catedrais, concatedrais, antigas catedrais e duas igrejas significativas a Basílica do Pilar e a Sagrada Família. Estes templos tem grandes dimensões e precisam de enormes recursos para a conservação dos diferentes estilos arquitetônicos. As construções dos templos começava pela cabeceira e consagrava-se o altar-mor para celebração do culto. Depois continuava com o cruzeiro e as naves. Assim os estilos mas tardios, barroco e neoclássico, desenvolveram-se com a edificação muito avançada e dada a necessidade de manter o estilo arquitetônico do projeto primitivo, os arquitetos dos estilos tardios ampliaram-nas desenhando estâncias completas e fechadas novas, para projetar com maior liberdade e sem condicionantes. A construção era financiada com recursos da diocese, com recursos do bispo, com contribuições reais e com doações dos fiéis. Abaixo foto capturada em visita a cidade de Barcelona.

Templo Expiatório da Sagrada Família, também conhecido simplesmente como Sagrada Familia, é o grande templo católico da cidade catalã de Barcelona, desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, é considerado por muitos críticos como a sua obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã. Financiado unicamente com contribuições privadas. O projeto foi iniciado em 1882 e assumido por Gaudí em 1882, quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida, os últimos 15 de forma exclusiva. A construção foi suspensa em 1935 devido à guerra civil espanhola e não se estima a conclusão para antes de 2026, centenário da morte de Gaudí. A construção começou no estilo neo-gótico, mas o projeto foi reformulado por Gaudí, ao assumi-lo. O templo foi projetado para ter três fachadas: A Fachada da Natividade, Fachada da Paixão e a Fachada da Glória. O templo quando terminado disporá de 18 torres, quatro em cada uma das entradas-portais, um sistema de seis torres, com a torre de zimbório central dedicada a Jesus Cristo, de 170 metros de altura, outras quatro ao redor desta, dedicadas aos evangelistas, e um segundo zimbório dedicado a Virgem. O interior estará formado por inovadoras colunas arborescentes inclinadas e abóbadas baseadas em hiperboloides e paraboloides buscando a forma ótima da catenária. Estima-se que poderá levar ao seu coro 1500 cantores,700 crianças e cinco órgãos. Em 1926, ano em que faleceu Gaudí, apenas estava construída uma torre. Desde então prosseguiram as obras: atualmente estão terminados os portais da Natividade e da Paixão, e foi iniciado o da Glória, estando em construção as abobadas interiores. A obra foi incluída pela Unesco em 2005 no Sítio do Patrimonio Mundial com o título “Obras de Gaudí”. 
Eu poderia escrever sobre milhares de outras catedrais situadas mundo afora, muitas delas mais importantes do ponto de vista religioso, histórico e arquitetônico do que as acima citadas. Revolvi escrever sobre duas catedrais, ambas situadas em Barcelona porque lá estive juntamente com minha família durante uma semana. Barcelona, uma cidade linda, vibrante com um povo que adora celebrar a vida. Fala-se muito da crise europeia, o que não  se observa ao caminhar pelas ruas da cidade cheia de turistas, restaurantes com fila de espera, pontos turísticos praticamente inacessíveis atulhadas de gente. Para quem está pensando em viajar ao exterior recomendo não só Barcelona como toda a Espanha. Boa viagem. Por: Aloysio Tiscoski

3 comentários:

Andre Topanotti disse...

Bom dia Aloysio

Ótimo artigo. Para quem gosta de história e os significados de termos, bem rico. Logo estarei divulgando ele no meu Blog também. Ficou interessante com as fotos.

Forte abraço

André Topanotti

Anônimo disse...

muito bonitas as catedrais, uma parece a disnei, estas fotos são rescentes ?
Edilson Goulart

Anônimo disse...

Excelente texto para uma cidade maravilhosa!

Luis