sábado, 26 de maio de 2012

COMO COMEÇAR O DIA?

Será que algum filósofo ou pensador escreveu sobre como começar o dia?


Há muitas passagens. 


Selecionamos uma de Marco Aurélio, de suas Meditações. 


Começa cada dia por dizer a ti próprio: hoje vou deparar com a intromissão,a ingratidão, a insolência, a deslealdade, a má-vontade e o egoísmo - todos devidos à ignorância por parte do ofensor sobre o que é o bem e o mal. 
Mas,pela minha parte, já há muito percebi a natureza do bem e a sua nobreza, a natureza do mal e a sua mesquinhez, e também a natureza do próprio culpado, que é meu irmão (não no sentido físico, mas como meu semelhante, igualmente dotado de razão e de uma parcela do divino); portanto nenhuma destas coisas me ofende, porque ninguém pode envolver-me naquilo que é degradante. 
Nem eu posso ficar zangado com o meu irmão ou entrar em conflito com ele; porque ele e eu nascemos para trabalhar juntos, como, de um homem, as duas mãos, os dois pés, as duas pálpebras ou os dentes de cima e de baixo. 
Criar dificuldades uns aos outros é contra as leis da Natureza - e o que é a irritação, ou a aversão, senão uma forma de criar dificuldades aos outros?

Nenhum comentário: