domingo, 12 de agosto de 2012

UNIVERSOS PARALELOS


A REALIDADE OCULTA: NOVE VERSÕES CIENTÍFICAS DOS UNIVERSOS PARALELOS.

Uma das hipóteses de universos paralelos supõe vários Big Bangs ocorrendo paralelamente. Nosso universo seria uma das esferas exibidas na imagem acima, completamente alheio ao desenvolvimento dos outros universos

Neste exato momento, em algum lugar inimaginavelmente distante, há uma réplica exata, segundo a segundo, do que está acontecendo agora: um outro você, usuário de um outro e idêntico site de VEJA, fazendo a leitura da mesma matéria que fala sobre universos paralelos. Não é script de filme de ficção científica. É uma possibilidade matemática. Apesar de ainda ser uma área controversa, alvo de muitas especulações, a discussão sobre universos paralelos gradativamente deixa o reino da fantasia para ganhar o respeito da ciência.

Neste exato momento, em algum lugar inimaginavelmente distante, há uma réplica exata, segundo a segundo, do que está acontecedo agora: um outro você, usuário de outro idêntico Blog do Aluizio Amorim, fazendo a leitura do mesmo post que fala sobre universos paralelos. 

O diabo é que não apenas essas boas coisas ocorrem simultaneamente nesse hipotético universo paralelo. Neste mesmo momento corre também o processo do mensalão; o Lula falando com a quela voz de Pato Donald ao telefone com José Dirceu, os advogados dos réus articulando uma nova chicana para salvar seus clientes, enfim, agora mesmo, neste mesmo e exato momento que você lê estas linhas há um outro você leitor e outro Aluizio Amorim iguaizinhos. Tudo isso parece um tremendo absurdo ou um escript de filme de ficção científica. Seu viés de realidade, todavia, repousa sobre uma possibilidade matemática.

Apesar de ainda ser uma área controversa, alvo de muitas especulações a discussão sobre universos paralelos gradativamente deixa o reino da fantasia para ganhar o respeito da ciência.

O assunto é o tema de A Realidade Oculta (Cia das Letras, 59 reais, 456 páginas), do americano Brian Greene, lançado recentemente no Brasil. Nele, um dos maiores especialistas em cosmologia e física de partículas usa e abusa de metáforas (como um banho de bolhas de sabão ou um pão de forma cósmico) para explicar como algumas fórmulas matemáticas, que são confiáveis para prever alguns fenômenos bastante conhecidos pela ciência, revelam a existência de outros universos. 

Em entrevista ao site de VEJA, Greene admite: pode ser que os cientistas nunca encontrem evidências experimentais de universos paralelos. Contudo, não é a primeira vez que a matemática aponta para um caminho aparentemente absurdo, que vai contra a intuição dos seres humanos. As fórmulas de Albert Einstein, por exemplo, previram no início do século XX que o universo estava em expansão (contrariando os cálculos da época) e que buracos negros existiam. Ambas as ideias foram tratadas com o costumeiro ceticismo da comunidade científica. No entanto, hoje já está demonstrado que o universo está, sim, expandindo e que os buracos negros realmente existem.

Como podem perceber, A Realidade Oculta é um livro instigante que agora está ao nosso alcance em tradução para o português aqui mesmo no blog na coluna ao lado. Basta clicar sobre a capa do livro (o primeiro da relação) indo direto ao site de compras. Dependendo onde você mora amanhã ou dentro de dois ou três dias o livro estará chegando para você.

Ao comprar livros através do blog vocês ajuda a mantê-lo. Mesmo que nenhum dos livros à venda na coluna lhe agrade, clique sobre qualquer uma das capas desses livros e lá no site compre o que você quiser. 
Clique AQUI para ler a entrevista completa de Brian Greene que já é uma ótima resenha da obra dando uma idéia geral conteúdo de A Realidade Oculta.

Nenhum comentário: