quarta-feira, 22 de agosto de 2012

MUROS DE VIDRO


Querido leitor, querida leitora, paz! Nosso tema para reflexão, hoje, são os muros de vidro.

Você já observou que volta e meia nossas cidades são atingidas por muitos modismos que vão desde roupas, carros, casas e até muros? Não se trata de uma crítica à moda, pois cada um faz o que quer consigo, mas o que dela resulta. Afinal de contas, parece que nada está estanque, estamos todos, de um jeito ou de outro, interligados, conectados.

Atento-me especificamente, agora, aos muros de vidro. Observo que cada vez mais está aumentando o número e a quantidade deles em nossa região e Estado. Profissionais do design estão se sensibilizando com esta possibilidade e sugerindo com maior intensidade a seus clientes. 

Que ficam belos os muros, isso é inegável. Mas, como tudo tem pelo menos dois lados, por trás da beleza também há a destruição, que é a morte de pássaros provocada por colisões. 

Pesquisando um pouco mais sobre o caso, concluí que há duas causas antropológicas da mortalidade de pássaros ao redor do mundo. A primeira é devido a destruição do habitat dos mesmos, que tem como consequência a destruição de todos os recursos necessários à sobrevivência de um pássaro selvagem.

Contudo, pasmem, a segunda causa de matança de aves no planeta e que é muito pouco divulgada e discutida está relacionada a colisão delas com painéis de vidro transparente e/ou reflexivo de casas, edifícios residenciais e comerciais. Este problema é tão sério que é a grande suspeita do declínio da população mundial de pássaros.

Enquanto o ser humano tem uma visão tricromática - baseada num sistema de três cores primárias, o vermelho, o azul e o amarelo, as aves têm um quarto cone, sensível à radiação UV (ultra-violeta). A presença deste quarto cone torna os reflexos de árvores, água e alimentos nos vidros confusos a esses animais e também torna mais difícil a eles perceber a existência de um vidro transparente, levando às colisões. Aves não veem o vidro como uma barreira, principalmente devido ao seu sistema de visão. Bachelard diz que “os homens são aqueles que perderam a confiança dos pássaros”.
Várias medidas podem ser tomadas no intuito de evitar essas colisões, tanto para as construções já existentes, quanto para as futuras construções. Basta, para isso, pesquisar e ver qual a melhor forma de adapta a sua obra. 

O poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu: “O homem vangloria-se de ter imitado o voo das aves com uma complicação técnica que elas dispensam”.

Antes de encerrar este artigo, vale ainda uma derradeira pergunta: Que tipo de beleza as pessoas estão apreciando neste muro de vidro?

É assim como o mundo me parece hoje. E você, tem muro ou telhado de vidro? Por: Beto Colombo

Um comentário:

Márcia Tiscoski disse...

Gostei muito deste artigo, pois não tinha consciência do que estes muros, enfim, "o vidro", estão causando aos pássaros.....