sexta-feira, 3 de agosto de 2012

DEUS EXISTE?



Encontrei o Jorge de Lucca, um colega de colégio, e hoje colega de trabalho. Disse-me ele: 

Como explicar para meu filho a existência de Deus? Tudo é uma confusão. A ciência diz que viemos do macaco; a religião diz que Javé fez um boneco de argila, soprou e deu vida, logo somos filhos de Deus. Já ouvi dizer que viemos do mar, logo somos filhos da água. Noutro dia, li sobre Darwin que fala da teoria da evolução. Já ouvi falar do big bang. O que eu digo para meu filho, Beto?

Às vezes Jorge, a melhor resposta é “não sei”; ou então dar um forte abraço e ficar em silêncio. As religiões são tagarelas demais, talvez por isso acabam nos confundindo. 

Olha, há tantas respostas. Poderíamos passar uma manhã falando sobre Anaximandro, que disse que o princípio (arché) de tudo é o ar. Talles de Mileto diz que o princípio é a água. Heráclito disse que o (archê) princípio é o fogo e provavelmente ficaríamos dias nesse dilema.

Por hora Jorge, mesmo Darwin que escreveu sobre a evolução das espécies não se propõe a negar a existência de Deus. Ele apenas tenta explicar a grande diversidade das espécies no mundo com base meramente no que é observado na natureza.

Darwin concluiu sua obra “A Origem das Espécies” com o seguinte texto: “Há uma grandeza nessa visão da vida, com seus vários poderes, tendo ela sido lançada como sopro da vida originalmente pelo Criador em poucas formas e elas foram evoluindo”.

Darwin expressou acreditar na origem divina, Aristóteles e Sócrates estavam convencidos da necessidade da existência de Deus, juntamente com Nicolau Copérnico. Galileu Galilei, Rene Descartes, Isac Newton, Joannes Kepler, entre tantos outros. Diante de tudo isso Jorge, e independente das convicções, quase todos os cientistas atuais nunca demonstraram a existência ou inexistência de Deus.

E a resposta para teu filho? Pois é, voltamos ao começo. E se tiver uma explicação, uma resposta, para você, qual seria?

Rubem Alves, em seu livro “O que é Religião”, pergunta: Será que Deus existe? A vida tem sentido? O universo tem uma face? A morte é minha irmã? A estas perguntas a alma religiosa só pode responder “não sei, não sei, mas desejo ardentemente que assim seja e me lanço inteiro, porque é mais belo o risco ao lado da esperança que a certeza ao lado de um universo frio e sem sentido...”

E eu? Se eu creio em Deus? É claro que sim, porém, perante a tantas religiões tagarelas e outras com o monopólio das palavras, a melhor resposta é eu me calar.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre Deus?

Nenhum comentário: