sexta-feira, 24 de agosto de 2012

TUDO DEPENDE SÓ DE MIM

Queridos leitores, aceitem o meu fraternal e caloroso abraço. Trago hoje à reflexão Charles Chaplin.

Inicia ele: “Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite”. Como sabemos, Charles Chaplin foi um crítico da automatização do trabalho e da desumanização das relações.

Continua ele seu poema. “É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje. Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício”. 

Na visão do ator, dramaturgo e crítico Chaplin, eu posso tanto me ater a folha em branco quanto me ater ao único ponto preto contido nesta folha em branco. Ele continua: “Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido”. 

Nessa verdadeira ladainha de vale de lágrimas ou vale de alegrias, na opinião de Charles Chaplin, nós podemos tudo, só depende de cada um de nós. Segue: “Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho. Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus. Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades”. 
Para Charles Chaplin, eu posso tudo. Contudo, “se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma”. 

Ele finaliza este belo escrito: “Tudo depende só de mim.”

Como sabemos, há momentos e situações em nossas existências que não temos como controlar, como decidir, afinal de contas a vida não é o que desejamos, ela é como ela é. Mas, todavia, há aqueles momentos em que as rédeas da nossa história estão em nossas mãos e a nós, somente a nós, cabe decidir o que vamos fazer e, consequentemente, o que vamos ser. 

Como não podemos ter esse controle todo o tempo, que pelo menos nesses momentos de liberdade plena, sejamos nós. Afinal de contas, é aqui, somente aqui, onde tudo depende só de mim.
É assim como o mundo me parece hoje. E você, consegue discernir os momentos quando algo depende e quando não depende de você?
Por: Beto Colombo

Nenhum comentário: