segunda-feira, 2 de julho de 2012

O DISCURSO INDESEJÁVEL

Texto sobre comunicação e liderança, escrito por André Topanotti, especialisata em RH e pós-graduando em Filosofia clínica. Boa leitura.

Aloysio Tiscoski

Nos dias de hoje e ao estudar a historia, percebo que uma das características marcantes dos maiores lideres é seu grande poder e habilidade de comunicação. James Hunter define liderança como a capacidade de um determinado individuo de influenciar pessoas e alcançar resultados positivos junto a elas. Em minha opinião é importante que pessoas públicas, lideres empresariais, gestores, ou seja, qualquer individuo que exerça algum tipo de liderança sobre pessoas tenha a consciência que para o liderado, tudo que seu líder diz, fala e faz, representa muito mais do que ele imagina, e terá uma repercussão muito maior do que sua intenção, porque tal ação parte do líder, não de um par comum, e do ‘comandante’ exige-se muito mais do que os ‘comuns’. Penso que algumas figuras publicas, desde políticos ate atores de TV e jogadores de futebol, deve-se também incluir neste publico. Alguns destes reclamam que são muito criticados quando erram. Acredito que este é o preço, a contrapartida natural pela posição destacada a que este consegue ocupar na sociedade. Alguns líderes acham que precisam fazer discursos emocionados para agradecer seus liderados, enquanto para uma boa parcela dos profissionais às vezes um gesto de 'OK' e um sorriso apenas bastaria para que ela entendesse que seu 'chefe' gostou do seu trabalho. 

Deixe-me dizer por que estou trazendo este assunto hoje: Certo dia pela manhã estava ouvindo um programa matinal de uma importante radio da região e ouvi a entrevista de um renomado empresário sobre um dos empreendimentos de sua empresa. Explicando sobre os benefícios deste empreendimento no local onde o mesmo foi instalado. Disse o empresário: 'Nossa empresa, com este empreendimento também ajudou a tirar daquele lugar, pessoas não convenientes à sociedade. ' A expressão se deve em função de que aquele lugar, antes abandonado era usado por dependentes de drogas, e trazia insegurança à vizinhança do local, que agora estava satisfeita com a entrega deste empreendimento. Porém o termo e a forma como foi dita pelo empresário me chocou tanto que foi como se saísse do radio uma mão e me desse um tapa no rosto, me acordando de fato naquela hora meio sonolenta do dia. Impressionou não só a mim, tanto que alguns colegas me questionaram se também tinha ouvido esta entrevista. Nestas situações às vezes, pela falta de habilidade no trato das palavras, ou pela própria falta de planejamento do que se pretende dizer em público e de algumas expressões mal colocadas, podem render ao líder criticas desnecessárias. Sobre as 'pessoas indesejadas pela sociedade' por exemplo, penso que estas são antes de qualquer coisa produto desta mesma 'maravilhosa' sociedade que repudia e faz vistas grossas, jogando para baixo do tapete tais problemas sociais. Mas este não e o tema principal deste texto. 

Acredito que a preparação e preocupação de um líder, gestor ou empresário de como se comunicar com sua equipe, ou em publico é de suma importância. Um bom planejamento do discurso e também o ajuste de termos e colocações, adequados ao publico que ouvirá a mensagem, é algo que podemos exercitar de forma pratica no dia a dia. Se o líder tem fluência e eloquência reconhecida, do mesmo modo, muito cuidado. Basta lembrar-se das diversas gafes que nosso ex-presidente deixou na sua historia de discursos, e comparar com o atual desempenho da nossa presidente ao microfone. Longe de compara-los enquanto pessoas, mas do ponto de vista de preparação para seus pronunciamentos, a 'dona' Dilma esta dando aula para Lula. Alguns minutos de preparação, uma breve redação, ou ate mesmo uma lista de assuntos ou roteiro a seguir são ações ‘legais’ de se realizar para se comunicar de forma adequada. Para os mais perfeccionistas (como eu), quem sabe até ensaiar na frente do espelho. Sem risos, combinado?! Bem, para mim funciona e vale a pena se preparar do que comunicar o indesejável. 

 Paz, força e coragem amigos! 

 Por André Topanotti -

Nenhum comentário: