terça-feira, 29 de janeiro de 2013

TRANSFORME ALIMENTOS CONTAMINADOS EM ORGÂNICOS


Lembre-se, o produtor quer dinheiro no bolso, não está nem um pouco preocupado com a saúde de quem come aquilo que produz...

Se você se deixar levar pela aparência bonita e brilhante dos alimentos, está perdido

Que Cuidados Devemos Ter? A ingestão cotidiana de agrotóxico, já que todos atuam de forma cumulativa no organismo, está associada ao surgimento, comprovado, de doenças crônicas não transmissíveis, como desregulação endócrina, quadros degenerativos, alergias graves, outras patologias crônicas e Câncer.

Para reduzir o consumo de agrotóxicos em alimentos, o consumidor deve optar por produtos com origem identificada, o que aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos, com adoção de boas práticas agrícolas, ou então devem escolher produtos Orgânicos.

Fora isso, O Que mais podemos Fazer?Como não temos meios para rastrear a origem daquilo que consumimos, alguns cuidados devem ser tomados. Os procedimentos de lavagem e retirada de cascas e folhas externas de verduras também ajudam na redução dos resíduos de agrotóxicos e eliminação de microorganismos resistentes.

Em primeiro lugar o alimento NÃO deve ser lavado logo que chega do supermercado. Ocorre que, na temperatura ambiente o alimento tende a absorver a água da lavagem, já que o líquido está na mesma temperatura, trata-se de um fenômeno físico chamado Uptake, e isso acaba levando o veneno que estava na superfície ou casca para o interior do vegetal.

A melhor forma é deixá-lo na geladeira, acondicionados em recipientes fechados na parte baixa, do mesmo jeito que chegaram do supermercado ou feira, por duas horas, e só depois disso proceder a lavagem em água corrente. Para completar a limpeza, dilua uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Deixe de molho, aguarde cerca de 5 minutos, enxágüe e pronto. O Vinagre também pode ser usado para matar o resto dos microorganismos, mas, usando a água sanitária já basta.

Não esqueça de retirar aquelas partes cheias de dobras, onde o veneno se acumula e não dá para lavar. Alimentos com a casca comprometida ou mutilados, devem ser evitados, uma vez que o veneno já penetrou na parte interna.

As folhas, como alface, devem ficar de molho na solução acima por 30 minutos. Depois as folhas devem ser enxaguadas com água filtrada. Quando as folhas estiverem secas, a alface deve ser guardada em recipiente com tampa, e levada ao refrigerador. Tomates e batatas devem ficar fora da geladeira, para degradação dos pesticidas.

Transformando Alimentos Contaminados em Orgânicos! Você sabia disso, que isso é possível? Pois bem, vejamos como;

Compre na farmácia Tintura de Iodo à 2% e proceda da seguinte forma. Para cada litro de água misture aproximadamente 5ml da solução. Depois coloque dentro dessa água os legumes que deseja descontaminar.

Deixe em local protegido da Luz por aproximadamente 1 hora. Feito isso basta enxaguar e está pronto, alimentos com jeito de Orgânicos, livre de qualquer tipo de contaminação.

Conclusão:E para simplificar sua vida, prefira sempre alimentos Orgânicos de procedência conhecida e confiável.

Observação Importante:O site não se presta a fazer o papel do seu Médico ou Nutrólogo, nem de prescrever medicações de qualquer natureza, para qualquer tipo de patologia, mas apenas de servir como fonte de referência, para sua informação pessoal.
Fonte: http://www.mundosimples.com.br 


Nenhum comentário: